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  • Recanto do Pomar

Foco na alimentação é sempre importante. Contudo, na terceira idade a atenção deve ser redobrada.


Uma boa alimentação é importante em qualquer fase da vida. Contudo, a atenção deve ser redobrada na terceira idade , para que a qualidade de vida seja mantida e alguns problemas de saúde evitados.


Segue alguns cuidados importantes nessa fase!


Organismo mais lento

Com o passar dos anos, a tendência é que os órgãos funcionem em ritmo mais lento. No caso dos idosos, essa lentidão afeta a capacidade de absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos. Além disso, o uso de medicamentos, e a menor produção de sucos gástricos, dificultam a digestão. Incômodos estomacais podem se tornar frequentes, sendo importante manter uma dieta diversificada e nutritiva, para evitar maiores problemas de saúde.


Outro fator relevante é a diminuição da sensibilidade das papilas gustativas – estruturas da língua responsáveis pela percepção dos sabores –, fazendo com o que idoso possa exagerar no açúcar e no sal, para realçar o sabor dos alimentos.

Assim, alguns alimentos que idosos devem evitar:


1. Açúcar: Considerado o vilão dos diabéticos, sabemos que seu uso excessivo pode ser bastante prejudicial à saúde, podendo, inclusive, dar origem à diabetes na terceira idade. Portanto, o consumo moderado deve ser regra, lembrando que o açúcar não está apenas no doce ou naquela colherzinha que adicionamos ao café. Produtos industrializados, pães, bolos, refrigerantes, massas e todo tipo de carboidrato em excesso devem ser evitados, para prevenir doenças.


2. Gordura: Evitar alimentos gordurosos como margarina, manteiga, carnes gordurosas ou óleos em grande quantidade auxilia no controle do colesterol e, consequentemente, previne problemas cardíacos. Então, é melhor dar prioridade a opções como o azeite extra-virgem, carnes magras, queijos brancos e alimentos assados, em substituição das frituras.


3. Sal: O consumo exagerado de sal está diretamente relacionado com a hipertensão. O cloreto de sódio, quando consumido em excesso faz o corpo reter mais líquido e aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Atentar para os produtos industriais, pois são ricos em sódio.


Logo, é importante dar preferência a uma alimentação mais natural e nutritiva possível, tomando cuidado com os embutidos, congelados e alimentos industrializados em geral, lembrando que uma alimentação saudável está diretamente ligada ao equilíbrio. No Recanto do pomar, os cardápios são elaborados pela nutricionista Priscilla Fonseca Mansur, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e tradição alimentar dos idosos domiciliados, pautando-se na alimentação saudável e adequada.


No próximo post, publicaremos receitinhas nutricionais utilizadas no asilo.


Priscilla Mansur

Nutricionista CRN 3855

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